Foi uma virgem e mártir, muito venerada em Roma.
A tradição diz que ela teria sido martirizada nas primeiras execuções dos cristãos e teria sido enterrada nas catacumbas.
Santa Prisca tem uma igreja no monte Aventino.De acordo com as Actas de Prisca, Prisca era uma moça ainda jovem, que foi condenada à morte no anfiteatro para ser devorada pelos leões, mas os dois leões que foram soltos, em vez de atacá-la, para o espanto de todos, foram lamber os seus pés.
Ela então foi enviada de volta à prisão e depois decapitada.
Uma águia teria ficado vigiando seu corpo, protegendo-o de qualquer predador, até que o mesmo foi enterrado.
Na colina onde foi enterrada, foi-lhe dedicada uma igreja.
Na liturgia da Igreja Católica ela é mostrada como uma jovem cristã com dois leões a seus pés, uma espada e uma águia perto dela.
O leão a seus pés significa a conquista do paganismo.
Ela é venerada em Roma onde suas relíquias são guardadas na igreja de Santa Prisca e sua festa consta em calendários de 16 monastérios .
Santa Prisca ou Priscilla se trata de uma importante Santa, que conquistou a admiração de todos desde os primeiros tempos do Cristianismo.
Além de ser considerada a mais antiga Santa romana também se tornou uma das mulheres mais veneradas na Igreja.
Prisca foi batizada aos treze anos de idade por São Pedro e se tornou a primeira mulher do Ocidente a testemunhar com o martírio, sua fé em Cristo.
BATISMO DE SANTA PRISCA
Ela morreu decapitada durante a perseguição do imperador Cláudio, na metade do século I, em Roma.
As "Atas de Santa Prisca" mostram, que ela foi martirizada durante o governo do imperador Cláudio e seu corpo sepultado na Via Ostiense, nas catacumbas de Priscila.
Depois foi levada para a igreja do monte Aventino.
Ainda hoje a Igreja, mantém uma cripta que guarda uma preciosa relíquia: a concha com que São Pedro apóstolo batizou seus seguidores e discípulos.
A PAIXÃO DE SANTA PRISCA:
Santa Prisca foi presa com um grande número de cristãos.
O imperador Claudius vendo-a tão jovem, acreditava que facilmente a conveceria a apostatar a fé, levando-a ao Templo de Apolo para queimar incenso.
Porém, apesar de ser esbofeteada até sangrar a boca, não ofereceu o incenso que foi lhe dado.
Foi encarcerada numa cela com criminosos que lhe insultaram o tempo todo, mas isso não abateu-a.
Depois, torturaram-na com tochas e azeite fervendo, porém diante da aclamação do povo , o Imperador mandou encarcerá-la de novo.
Durante à noite, recebeu a visita de seus pais e parentes, que em vão, lhe suplicaram para salvar-se.
Foi torturada de novo, queimada com graxa derretida, rasgada com pregos de aço, depois foi lançada aos leões, que não a tocaram.
Finalmente, foi decapitada nos arredores de Roma sobre a via Ostia.
Ela foi enterrada nas catacumbas próximas, que ficaram conhecidas como catacumbas de Santa Priscila.
CATACUMBAS DE SANTA PRISCILA
PRISCA OU PRISCILA?
Com o passar do tempo, criou-se uma confusão e Prisca foi identificada com Priscila.
Temos aí, três Priscas ou Pricilas. Uma é a que tem a Igreja e relíquias no Monte Avelino, a outra pode ter sido uma matrona romana, fundadora das catacumbas que leva seu nome.
No século VIII, essa Prisca se confunde com a esposa de Áquila , a quem São Paulo menciona em suas epístolas. Esse casal , também tinha uma Igreja dedicada a eles em Roma, descobertas em recentes escavações arqueológicas .
Assim, a única certeza que se tem é que Santa Prisca foi uma mártir.
Porém os fatos históricos , além de suas relíquias e de sua Igreja, se perderam no tempo.
Permite, nós te clamamos, ó Deus onipotente, que nós que honramos a data de nascimento da Bem-Aventurada Prisca,tua Virgem e Mártir,possamos nos alegrar em seu festival anual, e nos beneficiar pelo seu exemplo de tão grandiosa fé. Por meio de Jesus Cristo, nosso Senhor.
Amém.